Governo do Estado de Rondônia Governo do Estado de Rondônia

Notícia

16 de junho de 2016

Agroindústrias do Vale do Jamari participam da 5ª Rondônia Rural Show


CACAULANDIA-5Com o incentivo do Governo do estado, por meio da Emater, os pequenos e médios empreendedores da região Vale do Jamari  aproveitam a  5ª Rondônia Rural Show – maior feira de tecnologia e oportunidades de negócios agropecuários da região Norte, para expor seus produtos gratuitamente.

Além da comercialização de alimentos, o artesanato da região também está presente, com acessórios de diversas tipologias, entre eles: o  látex – o tecido da floresta, produto derivado do látex extraído da seringueira e muitos outros produtos feitos pelas mãos de quem vive no campo.

“Um evento como esse não dá para ficar de fora. Rondônia rural Show é uma vitrine especial para os expositores, ampliando oportunidade de  mercados e potenciais compradores”,  afirma  João Mendes de Lourido, presidente da cooperativa de seringueiros que transformam o derivado do látex extraído da seringueira em bolsas e acessórios. Formada por 35 seringueiros  dos municípios de  Machadinho do Oeste e Vale do Anari, além de vender para todo o Brasil, também exporta suas  peças para  Holanda, França, Portugal e Espanha.

CACAULANDIA (4)Para Grethen Fabrícia Argolo da Costa, proprietária da agroindústria de biscoito Pranata, de Cacaulândia,  a feira é uma boa oportunidade de promover, divulgar e comercializar os produtos. “É fantástico! Estou expondo pela  terceira vez aqui, e cada edição supera minhas expectativas”.

A artesã Fátima  Valeriana, além do seus trabalhos, está expondo  os produtos decorativos e utilitários de mais cinco amigos produzidos com a matéria-prima do meio rural, como palha de milho, vime, bambu e vários brinquedos feito de madeira como carrinhos,
helicópteros entre outros. “É uma oportunidade fantástica para promovermos nossos produtos, e ainda estamos vendendo muito bem. É um sucesso.”,

De acordo com o gerente do Escritório da Emater em Ariquemes, Lucas Follador, o Governo do Estado vem incentivando  os pequenos produtores rurais,  na produção, criação de agroindústrias e na venda dos seus produtos por meio da assessoria dos técnicos da Emater. “A Rondônia Rural Show  é a oportunidade do empreendedor divulgar  a sua agroindústria, fazer importantes contatos dentro e fora do Estado e ainda comercializar seu produto”, afirmou

O gerente do escritório Regional do Vale do Jamari, Aloísio Gonçalves de Santiago, disse que os produtores rurais da Região vale do jamari estão tendo o apoio logístico da Emater. “Durante os quatro dias da feira, eles, contam com apoio da equipe técnica”.

FONTE - Secom

Compartilhe