Governo do Estado de Rondônia Governo do Estado de Rondônia

Notícia

27 de maio de 2017

Câmara de Comércio Afro Brasileira participa de painel de negociações


Dia-Africa-6-RRS-Foto-Marcelo -Gladson-02O presidente da Afrochamber – Câmara de Comércio Afro Brasileira, Rui Mucaje, detalhou na tarde da quinta-feira (25) as potencialidades dos países que compõem a África Austral e os principais produtos produzidos por eles.

São ao todo 18 províncias que pertencem ao SADC – Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral – e que participam de feiras como a Rondônia Rural Show em busca de parcerias para agregar preço aos produtos produzidos conjuntamente.

“Devemos buscar novas parcerias e aumentar a lista de 1.024 produtos que são produzidos no Brasil e comercializados na África. Trabalharmos para reduzir a tributação, conquistar a isenção e torná-los mais competitivos”, declarou Mucaje.

Conforme um dos participantes do painel e representante da África Austral, Ricardo Lachatani, o Brasil consome 500 mil toneladas de pescado/ano. “Esse produto é produzido na África, mas não é homologado no Brasil, com isso, essa produção é importada da Espanha, que também é cliente do continente africano. Estabelecer parcerias e agregar valor ao produto é nosso foco principal, uma vez que o produto pode sair daqui semi-acabado, e lá damos o acabamento, e juntos atendermos à demanda interna e mundial, e dessa forma geramos emprego para ambos países”, destacou.

De acordo com os números apresentados pelos painelistas, apenas o continente africano tem uma demanda suprimida de um bilhão de consumidores.


Compartilhe