Governo do Estado de Rondônia Governo do Estado de Rondônia

Notícia

20 de abril de 2018

Primeira rodada de negócios da Rondônia Rural Show 2018 reúne mais de 60 empresas em Machadinho do Oeste


Aberta nesta quinta-feira (1), no Parque de Exposição da Associação dos Agropecuaristas de Machadinho do Oeste (AAMA), a 1ª Rodada de Negócios que antecede a 7.ª Rondônia Rural Show reuniu agricultores, autoridades, organizadores, convidados e sociedade em geral. Em parceria com agentes financeiros, extensionistas da Emater-RO receberam agricultores interessados na contratação de linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O evento reuniu 67 empresas de implementos e serviços voltados para o segmento agropecuário.

A primeira rodada de negócios deste ano, segundo no município, está sendo realizada em conjunto com 1.ª Agroshow de Machadinho do Oeste e contou com a união de forças da AAMA, Associação Comercial de Machadinho do Oeste (Acema), Emater-RO e Prefeitura. Enfatizando essas parcerias e outras, entre as diversas instituições, o presidente da AAMA, vereador Enoque Dionísio, ressaltou que a força do município de Machadinho do Oeste está na agricultura. “O município precisa do agricultor familiar assim como precisa do grande agricultor, do pecuarista”, disse.

A presidente da Acema, Madalena Teresinha Strack Petyk, ressaltou a união pessoal de todos na realização do evento, enfatizando o empenho do gerente local da Emater-RO, Alessandro Petralli. Emocionada, disse ser esse um sonho que se realiza. Representando os empresários presentes no evento, o diretor de um grupo empresarial, Denis Fardin, salientou que “a gente só traz grupos de empresas onde tem pessoas que acreditam e Machadinho do Oeste acredita no agronegócio”.

A presidente da Emater-RO, Albertina Marangoni Bottega prestigiou o evento dizendo ser esse um importante evento para o fortalecimento dos agricultores, especialmente os da agricultura familiar. “Com essa ação o governo está oportunizando propostas de crédito e fomentando a região”, disse na oportunidade, agradecendo a todos os parceiros que se empenharam para que o evento fosse realizado.

Parabenizando Albertina e as mulheres que se dispõem a dirigir empresas e instituições, a deputada federal Marinha Raupp diz que seu trabalho, assim como o do senador Valdir Raupp sempre foi o de “buscar o avanço na parceria entre governo federal, governo estadual e municípios no fortalecimento da agricultura. Na oportunidade ela elencou as ações que se encontra em tramitação, a exemplo dos problemas das estradas que dificultam o escoamento da produção e a busca por energia de qualidade junto à Eletrobrás.

O secretário adjunto da Seagri e coordenador da Rondônia Rural Show, José Paulo Gonçales, disse estar satisfeito com as rodadas de negócio, desde a primeira, no ano passado, que foi realizada de forma mais simples, mas com muita recepção e destacou o crescimento do Machadinho do Oeste que hoje é o maior produtor de inhame, tem destaque na produção de leite e que vem agora investindo a soja. Finalizando os pronunciamentos, o prefeito Eliomar Patrício, de Machadinho do Oeste, exaltou o trabalho de assistência técnica da Emater-RO. “Sem assistência técnica não é possível Machadinho avanças na tecnologia. Machadinho do Oeste precisa da Emater.”

Findada a solenidade de abertura, as pessoas presentes foram convidadas a conhecer os estandes presentes no evento. Agricultores tiveram à sua disposição os serviços da Emater para elaboração de projetos e contratação das linhas de crédito para custeio e investimento em suas propriedades, enquanto 67 empresas ofereciam seus produtos.

Também prestigiaram o evento a secretária regional do governo para Jaru e região, Nadia Eulália Antunes, representando o governador Confúcio Moura, os deputados estaduais Adelino Folador, Ezequiel Junior e Saulo Moreira, além de outras autoridades e convidados.

Leia mais:
Vice-governador visita embaixadas em Brasília para divulgar a Rondônia Rural Show


Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Wania Ressutti
Secom – Governo de Rondônia


Compartilhe